Você sabia que o medicamento firazyr deve ser obrigatoriamente custeado pelo plano de saúde? Saiba mais sobre essa obrigatoriedade lendo o presente artigo.
Sobre o medicamento Firazyr
Primeiramente, o medicamento firazyr é composto por acetato de icatibanto. Esse medicamento é indicado para pacientes com angiedema hereditário. Segundo a bula devidamente registrada pela ANVISA:
FIRAZYR é indicado para o tratamento dos sintomas das crises agudas de angioedema hereditário em pacientes adultos.
O angioedema hereditário é uma doença autossômica dominante causada pela ausência ou deficiência do inibidor da C1-esterase. No angioedema hereditário, os níveis de uma substância na sua corrente sanguínea chamada bradicinina aumentam, e isso ocasiona sintomas como inchaço, dor, náusea e diarreia.
O FIRAZYR bloqueia a atividade da bradicinina e, portanto, impede o agravamento dos sintomas decorrentes da crise de angioedema hereditário.
Dois estudos mostraram que o tempo médio para o alívio dos sintomas foi de 2,0 e 2,5 horas. Os resultados demonstraram que pacientes com crises de angioedema hereditário que atingiram a laringe e que foram tratados com FIRAZYR apresentaram alívio dos sintomas em 0,6-1 hora.
Quanto à sua utilização, o site Consulta Remédios dispõe:
Se você nunca fez uso de Firazyr, sua primeira dose deverá ser sempre injetada por um médico ou enfermeira. O seu médico irá informá-lo quando você poderá ter alta e ir para casa.
Após conversar com seu médico ou enfermeira e após ser treinado nas técnicas de administração de injeções subcutâneas, você poderá autoadministrar ou o seu cuidador poderá administrar em você o Firazyr quando você estiver sofrendo uma crise de angioedema hereditário. É importante que Firazyr seja injetado subcutaneamente (abaixo da pele) tão logo você perceba a crise de angioedema hereditário.
O profissional de saúde responsável pelo seu tratamento irá ensiná-lo e ao seu cuidador como injetar Firazyr de forma segura, seguindo as instruções desta bula.
Obrigatoriedade de cobertura do medicamento Firazyr pelo plano de saúde
Conforme anteriormente dito, o referimento medicamento é devidamente registrado pela ANVISA. Nesse sentido, junta-se notícia de sua aprovação pelo site SIMPRO, em 2010, conforme se vê:
Aprovado primeiro medicamento no Brasil para tratamento das crises de angioedema hereditário (AEH)
Doença causa inchaço em várias partes do corpo não relacionado à alergia. Em alguns casos pode levar o paciente à morte por edema de laringe.
A Shire plc (LSE: SHP, NASDAQ: SHPGY, TSX: SHQ) acaba de lançar no Brasil o medicamento FIRAZYR™ (icatibanto) para tratamento das crises agudas de angioedema hereditário (AEH). O medicamento aprovado pela Anvisa é o único tratamento específico para as crises de angioedema hereditário disponível no Brasil.
O AEH é causado por uma deficiência hereditária em uma proteína chamada inibidor de C1-esterase (C1-INH). O edema ocorre externa e também internamente e é de natureza desfi gurante, podendo comprometer as atividades diárias devido ao inchaço em mãos, pés, e rosto, além dos órgãos internos. “O angioedema hereditário é um tipo sub diagnosticado de angioedema”, afirma a Dra. Anete Grumach, imunologista da faculdade de Medicina do ABC.
Dessa forma, é possível solicitar do plano de saúde o custeio do medicamento firazyr, quando este medicamento for o indicado pelo relatório médico como o mais adequado ao tratamento da doença. Assim, não cabe ao plano de saúde negar a sua cobertura.
O que fazer diante do indeferimento do medicamento Firazyr?
Em situações em que o relatório médico indicou a necessidade de uso do medicamento Firazyr e o plano de saúde indeferiu o custeio de maneira indevida, recomenda-se o ajuizamento de ação judicial para que, em sede de liminar, seja determinado o custeio desse medicamento. Demais disso, é possível pleitear indenização por danos morais diante do indeferimento abusivo.
Leia aqui esse artigo sobre o passo-a-passo sobre o que fazer diante de indeferimento do procedimento pelo plano de saúde.
Demais disso, aconselha-se o acompanhamento de um advogado de saúde para melhor tratar o seu caso.
Dúvidas? É possível retirá-las clicando aqui.