Medicamento Firazyr (icatibanto) deve ser custeado pelo plano de saúde

Você sabia que o medicamento firazyr deve ser obrigatoriamente custeado pelo plano de saúde? Saiba mais sobre essa obrigatoriedade lendo o presente artigo.

Resultado de imagem para firazyr

Sobre o medicamento Firazyr

Primeiramente, o medicamento firazyr é composto por acetato de icatibanto. Esse medicamento é indicado para pacientes com angiedema hereditário. Segundo a bula devidamente registrada pela ANVISA:

FIRAZYR é indicado para o tratamento dos sintomas das crises agudas de angioedema hereditário em pacientes adultos.

O angioedema hereditário é uma doença autossômica dominante causada pela ausência ou deficiência do inibidor da C1-esterase. No angioedema hereditário, os níveis de uma substância na sua corrente sanguínea chamada bradicinina aumentam, e isso ocasiona sintomas como inchaço, dor, náusea e diarreia. 

O FIRAZYR bloqueia a atividade da bradicinina e, portanto, impede o agravamento dos sintomas decorrentes da crise de angioedema hereditário.
Dois estudos mostraram que o tempo médio para o alívio dos sintomas foi de 2,0 e 2,5 horas. Os resultados demonstraram que pacientes com crises de angioedema hereditário que atingiram a laringe e que foram tratados com FIRAZYR apresentaram alívio dos sintomas em 0,6-1 hora.

Quanto à sua utilização, o site Consulta Remédios dispõe:

Se você nunca fez uso de Firazyr, sua primeira dose deverá ser sempre injetada por um médico ou enfermeira. O seu médico irá informá-lo quando você poderá ter alta e ir para casa.

Após conversar com seu médico ou enfermeira e após ser treinado nas técnicas de administração de injeções subcutâneas, você poderá autoadministrar ou o seu cuidador poderá administrar em você o Firazyr quando você estiver sofrendo uma crise de angioedema hereditário. É importante que Firazyr seja injetado subcutaneamente (abaixo da pele) tão logo você perceba a crise de angioedema hereditário.

O profissional de saúde responsável pelo seu tratamento irá ensiná-lo e ao seu cuidador como injetar Firazyr de forma segura, seguindo as instruções desta bula.

Resultado de imagem para firazyr

Obrigatoriedade de cobertura do medicamento Firazyr pelo plano de saúde

Conforme anteriormente dito, o referimento medicamento é devidamente registrado pela ANVISA. Nesse sentido, junta-se notícia de sua aprovação pelo site SIMPRO, em 2010, conforme se vê:

Aprovado primeiro medicamento no Brasil para tratamento das crises de angioedema hereditário (AEH)

Doença causa inchaço em várias partes do corpo não relacionado à alergia. Em alguns casos pode levar o paciente à morte por edema de laringe.

 A Shire plc (LSE: SHP, NASDAQ: SHPGY, TSX: SHQ)  acaba de lançar no Brasil o medicamento FIRAZYR™ (icatibanto) para tratamento das crises agudas de angioedema hereditário (AEH). O medicamento aprovado pela Anvisa é o único tratamento específico para as crises de angioedema hereditário disponível no Brasil.

O AEH é causado por uma deficiência hereditária em uma proteína chamada inibidor de C1-esterase (C1-INH). O edema ocorre externa e também internamente e é de natureza desfi gurante, podendo comprometer as atividades diárias devido ao inchaço em mãos, pés, e rosto, além dos órgãos internos. “O angioedema hereditário é um tipo sub diagnosticado de angioedema”, afirma a Dra. Anete Grumach, imunologista da faculdade de Medicina do ABC.

Dessa forma, é possível solicitar do plano de saúde o custeio do medicamento firazyr, quando este medicamento for o indicado pelo relatório médico como o mais adequado ao tratamento da doença. Assim, não cabe ao plano de saúde negar a sua cobertura.

Resultado de imagem para firazyr

O que fazer diante do indeferimento do medicamento Firazyr?

Em situações em que o relatório médico indicou a necessidade de uso do medicamento Firazyr e o plano de saúde indeferiu o custeio de maneira indevida, recomenda-se o ajuizamento de ação judicial para que, em sede de liminar, seja determinado o custeio desse medicamento. Demais disso, é possível pleitear indenização por danos morais diante do indeferimento abusivo.

Leia aqui esse artigo sobre o passo-a-passo sobre o que fazer diante de indeferimento do procedimento pelo plano de saúde.

Demais disso, aconselha-se o acompanhamento de um advogado de saúde para melhor tratar o seu caso.

Dúvidas? É possível retirá-las clicando aqui.