ANVISA APROVA TRATAMENTO COM JAMPERLI (DOSTARLIMABE) CONTRA CÂNCER DE ENDOMÉTRIO

 

O que é o medicamento? 

Conforme o estudo publicado pelo “The New England Journal of Medicine” o medicamento conseguiu eliminar um tumor raro localizado no reto em 100% dos pacientes que participaram do teste. Além disso, o medicamento é utilizado amplamente para o tratamento de câncer endometrial, sendo de imenso prestígio na área científica os seus resultados.

 

Ainda que seja medicamento experimental, a sua alta taxa de eficácia traz mais conforto aos pacientes acometidos por este tipo de câncer. O medicamento já é utilizado no combate a diversos tipos de tumores, inclusive já é aprovado nos EUA para o tratamento de câncer, colorretal e outros cânceres gastrointestinais. 

 

Como funciona o medicamento? 

 

O medicamento trabalha “desbloqueando” o sistema de imunidade do próprio corpo para combater o câncer.  A substância ativa do produto Jemperli é o anticorpo monoclonal humanizado dostarlimabe, que age como inibidor da interação da proteína PD-1 e seus ligantes, PD-L1 e PD-L2. Esta interação, entre PD-1 e ligantes, está relacionada ao bloqueio de respostas imunes anti-tumorais.

 

O câncer de endométrio é uma doença rara e que infelizmente não tem tratamento aprovado no Brasil e as evidências apontam que a monoterapia com o Dostarlimabe fornece um benefício clinicamente significativo para os pacientes acometidos por este tipo de câncer. 

 

Geralmente os tumores de reto e endométrio são tratados com uma combinação de imunoterapia, quimioterapia, cirurgia e tratamento com radioterapia, em conjunto ou de maneira singular. 

 

Os efeitos dos tratamentos usuais desse tipo de câncer trazem diversos desconfortos aos pacientes como infertilidade, problemas gastro-intestinais, dificuldades urinárias de acordo com os estudos. Já os efeitos do tratamento com Jemperli (Dostarlimabe) são menores, como náusea, diarréia, fadiga, trazendo enorme qualidade de vida aos autores. 

 

Há registro na ANS?

 

O medicamento Jemperli (dostarlimabe) foi registrado na ANS em 05 de abril de 2022 para o tratamento de pacientes adultos com câncer endometrial recorrente ou avançado, com deficiência de enzimas de reparo ou alta instabilidade de microssatélite. 

 

Ainda que não haja aprovação para o tratamento do câncer de reto, o medicamento traz esperança a aqueles que passam por diversas terapias a fim de trazer qualidade de vida. 

 

Pode ser disponibilizado no SUS? 

 

Ainda que precário o acesso a medicamentos no Sistema Único de Saúde, o medicamento pode ser custeado pelo Estado. Para tanto, é extremamente importante a existência de relatório médico apontando a necessidade da utilização do medicamento para o tratamento do beneficiário, a fim de que seja buscada a concessão do melhor tratamento pelos entes federativos. 

 

Quem é o Dias Ribeiro Advocacia?

 

O Dias Ribeiro Advocacia é um escritório de advocacia especializado em ações contra planos de saúde. Nos aperfeiçoamos diariamente para prestar o melhor serviço jurídico na tutela do direito à saúde de milhares de beneficiários de plano de saúde.

 

Se ficou com alguma dúvida, você pode retirá-la mandando para o nosso e-mail ribeiro@diasribeiroadvocacia.com.br.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*