Você sabia que o plano de saúde deve necessariamente obrigado a custear o exame de radiografia? Saiba mais lendo o presente artigo.
Sobre o exame de radiografia
O exame de radiografia nada mais é do que um exame em que se vê por imagens, através do raio-x, para detectar ou diagnosticar alguma doença no corpo.
Segundo o site Infoescola
A radiografia é utilizada para avaliar mudanças ósseas; localizar objetos estranhos; detectar a presença de câncer; avaliar lesões ou o dano causado por infecções, artrite, crescimentos ósseos anormais ou osteoporose; guiar cirurgias ortopédicas, como por exemplo, a reparação da coluna vertebral, substituição de articulações e redução de fraturas; determinar se existe acúmulo de líquido na articulação ou em volta do osso; garantir que determinada fratura solidificou corretamente e determinar se um osso está quebrado ou uma articulação está deslocada.
Já o site Ativo saúde dispõe:
A radiografia foi o primeiro método que permitiu observar e diagnosticar um problema no corpo humano sem que para isso fosse necessário uma cirurgia. Hoje, ela é considerada um exame simples, popular e fácil de ser feito.
O exame de raio X é feito por meio da emissão de radiação em direção a parte do corpo que deve ser avaliada.
Esta radiação sofre atenuações diferentes de acordo com a densidade do que encontra em sua frente e produz uma imagem nas placas digitais hoje utilizadas (antigamente eram filmes fotográficos).
Matérias mais densas, como ossos, costumam sair esbranquiçados nas radiografias, enquanto o ar dos pulmões, por exemplo, fica preto. Isso permite, por exemplo, saber se o ar está ventilando adequadamente todo pulmão, se um osso está quebrado, entre muitos outros achados.
Obrigatoriedade do custeio pelo plano de saúde da radiografia
Da análise do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – 2018 da ANS, verifica-se que diversas formas de radiografia possuem custeio obrigatórios pela ANS, ocupando quase 2 páginas do referido rol, como, por exemplo:
- Radiografia de abdome agudo
- Radiografia de antebraço
- Radiografia de bacia
- Radiografia de clavícula
- Radiografia de costelas
- Dentre outras
Além disso, ao analisar o referido rol de procedimentos, percebe-se que quase todas as segmentações de plano de saúde são obrigadas a custear o exame de radiografia, quais sejam: i) ambulatorial; ii) hospitalar com obstetrícia; iii) hospitalar sem obstetrícia; iv) plano-referência.
Desta forma, não cabe ao plano de saúde negar cobertura ao exame de radiografia.
O que fazer diante da negativa do exame de radiografia?
Ademais, recomenda-se o assessoramento de um advogado especializado em saúde para melhor acompanhamento da sua situação.
Dúvidas? É possível retirá-las clicando aqui.