Plano de saúde deve custear consulta/sessão com fonoaudiólogo

Você sabia que o plano de saúde necessariamente deve custear consulta ou sessão com fonoaudiólogo? O presente artigo busca esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa questão.

Resultado de imagem para fonoaudiologia

O que faz um fonoaudiólogo?

Primeiramente, fonoaudiólogo é um profissional da área de saúde que trabalha com a comunicação humana. Segundo o Guia do Estudante:

O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia.

Segundo o site Minha Vida:

A Fonoaudiologia é uma profissão que abrange diversas áreas que podem beneficiar e trazer qualidade de vida em todas as etapas da vida, desde o bebê até o idoso.

A principal área de atuação do fonoaudiólogo é a comunicação o que engloba a audição, a fala, a linguagem e a voz. No entanto, esse profissional também é responsável pelas funções relacionadas a face e a boca: sucção, mastigação, deglutição e mímica facial. Usamos essas funções em todas as fases da vida, portanto bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem se beneficiar de intervenção fonoaudiológica.

Por exemplo, é comum adultos recorrerem à fonoaudiologia quando apresentam dificuldades na comunicação social com outros indivíduos ou em ambiente de trabalho.

Resultado de imagem para fonoaudiologia

Obrigatoriedade de cobertura pelo plano de saúde da consulta com fonoaudiólogo

O plano de saúde deve cobrir a consulta com fonoaudiólogo. Isto porque trata-se de procedimento expressamente previsto no  Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – 2018 da ANS, nas segmentações ambulatorial e plano-referência. Desta maneira, não cabe ao plano de saúde negar a cobertura à consulta ou sessão com fonoaudiólogo.

Nesse sentido, a jurisprudência reconhece a obrigatoriedade de cobertura da fonoaudiologia e aponta abusividade da cláusula contratual que limita o número de sessões de fonoterapia, veja-se:

AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO E INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. PLANO DE SAÚDE. TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA. TRATAMENTO COM FONOAUDIÓLOGO E PSICÓLOGO. LIMITAÇÃO DO NÚMERO DE SESSÕES. DESCABIMENTO. (Apelação Cível Nº 70077102143, Quinta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Jorge André… Pereira Gailhard, Julgado em 25/04/2018).

(TJ-RS – AC: 70077102143 RS, Relator: Jorge André Pereira Gailhard, Data de Julgamento: 25/04/2018, Quinta Câmara Cível, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 02/05/2018)

 

Plano de saúde. Especialidade auxiliar. Fonoaudiologia. Sessões. Tratamento coberto. Limitação atendimento. Abusividade. Nos termos da jurisprudência do STJ, é abusiva a cláusula contratual que limita o número de sessões de especialidades auxiliares médicas (como, por exemplo, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, etc), indispensáveis ao tratamento do segurado. (Apelação, Processo nº 0017862-41.2013.822.0001, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, 2ª Câmara Cível, Relator (a) do Acórdão: Des. Marcos Alaor Diniz Grangeia, Data de julgamento: 04/05/2017)

(TJ-RO – APL: 00178624120138220001 RO 0017862-41.2013.822.0001, Relator: Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, Data de Publicação: Processo publicado no Diário Oficial em 16/05/2017.)

Resultado de imagem para fonoaudiologia

O que fazer diante do indeferimento de cobertura de consulta/sessão com fonoaudiólogo?

Se o beneficiário do plano de saúde enfrenta um cenário de indeferimento de cobertura da consulta com fonoaudiólogo, deve se dirigir a um advogado especialista em saúde, com a finalidade de obter a liminar médica, isto é, a decisão proferida no início do processo que produz efeitos imediatos. É possível, ainda, pleitear por indenização por danos morais em razão do indeferimento abusivo.

Você possui alguma espécie de dúvida? É possível retirá-la clicando aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*